A Empresa
Por razões históricas, a academia e a indústria, no Brasil, seguiram por caminhos independentes sem interações relevantes ou duradouras. Esta realidade está mostrando ser profundamente prejudicial para ambas e para o país como um todo.
O desafio de apropriar conhecimento científico em processos e produtos inovadores para o benefício da sociedade e a incorporação da ciência na cultura do Brasil, são iniciativas de grande urgência e da mais alta relevância.
A Microbiológica – um caso singular no Brasil de gestação universitária – foi concebida com o intuito de explorar formas de criar pontes entre os laboratórios de instituições científicas e a indústria farmacêutica.
Desde a sua constituição, em março de 1981, a Microbiológica reconheceu as dificuldades associadas à harmonização da pesquisa científica com a disciplina necessária para inovar em uma atividade altamente regulada. Situação ainda agravada pela aversão ao risco e o imediatismo das iniciativas públicas e privadas no contexto de uma sociedade complexa e presa a amarras burocráticas profundamente arraigadas.
Temos enfrentado nosso destino sem hesitações. Graças à competência e perseverança de nossos colaboradores, junto aos desafios impostos sobre nós pelas nossas relações de negócios, estamos sendo capazes de construir uma organização coesa e flexível: fiel às nossas raízes de base científica, com foco em problemas relevantes e integridade indisputável.
Nossa conclusão não poderia ser diferente: inovação é para a indústria o que pesquisa é para a academia – um processo de aprendizado que molda as instituições através da criação do conhecimento e sua aplicação para solucionar necessidades não satisfeitas. Em ambos os casos, recursos humanos são formados em um processo de “aprender como aprender”, reforçado uma vez e de novo. Acreditamos que uma das nossas conquistas mais importantes, no Brasil, tenha sido capacitar e estimular nosso pessoal a encarar e resolver problemas, sem temer o fracasso. Profissionais que já trabalharam na Microbiológica ocupam hoje posições de destaque em outras instituições públicas ou privadas no Brasil.
Através dos anos, a Microbiológica teve a oportunidade de participar nas soluções de muitos problemas relevantes. Após cada experiência, uma nova versão da Microbiológica emergia, fortalecida pelo processo de enfrentar e resolver problemas. Estamos confiantes que esta é a base da nossa sustentabilidade e a chave de nosso reconhecimento em honrar nossa origem.